Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Aumento de indicadores da Covid-19 leva Jaboatão a suspender retorno de aulas da educação infantil - NAZA FM 91.1

Aumento de indicadores da Covid-19 leva Jaboatão a suspender retorno de aulas da educação infantil

Testagem para detectar o novo coronavírus em Jaboatão dos Guararapes - Foto: Chico Bezerra / PJG

Com o segundo maior número de casos registrados da Covid-19 dentre os municípios de Pernambuco (10.452), perdendo apenas para o Recife (39.475), Jaboatão dos Guararapes decidiu nesta terça-feira (24) pela suspensão do retorno de aulas para educação infantil nas escolas privadas da cidade.

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), Jaboatão dos Guararapes é a cidade com maior número de internações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) confirmados para Covid-19 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cidade tem 11 internamentos em UTI ativos para a Covid-19.

No Recife, onde são registrados os maiores números de casos da Covid-19 no Estado, a internação de pacientes confirmados para a Covid-19 em UTI registra uma pessoa. Além da UTI, Jaboatão ainda registra 12 pacientes ativos para a Covid-19 internados em enfermaria.

O município conta com 10 leitos de UTI específicos para a Covid-19, de acordo com a secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessôa, e já ultrapassou a quantidade de internados, com 11.

De acordo com Zelma, não há indicativo de um aumento sustentado na cidade. Os dados do registro fazem parte de oscilações. “É um aumento de casos, mas um aumento de casos sob controle. Existe uma equipe volante que visita unidade hospitalar por unidade hospitalar para atualizar os dados da Covid-19 na cidade para que a informação repassada seja mais fidedigna possível”, informou a secretária de Saúde.

Para internação em enfermaria, a cidade conta com 20 leitos específicos para a Covid-19, estando 12 destes ocupados. Na cidade, os leitos para internação de pacientes com casos graves da Covid-19 estão distribuídos em dois hospitais: Memorial Jaboatão e o Memorial Guararapes.

Por conta dos indicadores definidos pela gestão municipal, que envolvem o aumento do número de pacientes internados, o retorno de aulas presenciais para a educação infantil nas escolas particulares foi suspenso pela Prefeitura do Jaboatão.

De acordo com a secretária de Educação do município, Ivaneide Dantas, o município tem autonomia para decidir sobre os anos iniciais, mesmo com a liberação do retorno das aulas para o ensino infantil sendo liberado pelo Governo do Estado para esta terça (24).

“No último dia 17 o indicador ficou no vermelho, e o vermelho é alto risco. Então, com isso, no próprio dia 17 nós emitimos um oficio para as escolas particulares de ensino infantil – considerando que como somos um município temos governabilidade apenas para as escolas infantis – dizendo que não está autorizada essa liberação, por conta dos indicadores de saúde”, informou a secretária.

Ivaneide ainda comentou que não há possibilidade de retorno das aulas com os atuais números da Covid-19 no município. “A gente espera que esses indicadores melhorem. Isso tudo vai depender da população, no uso da mascara, no afastamento, para que os números possam diminuir cada vez mais”, salientou.

Por Maria Priscila Martins/ FolhaPE

Deixe seu comentário:

NAZA FM 91.1 | WhatsApp: (81) 99610-7516 Web Rádio administrável